Blog: como usar



Ele não é mais só diário virtual, pode ajudar a alavancar a carreira

As estatísticas mais recentes, divulgadas pelo site Technorati, apontam que são criados nada mais nada menos do que 100 mil novos blogs por dia. O número total de blogs já alcança a considerável marca de 57 milhões. Eles funcionam como uma vitrine para mostrar para o mundo inteiro o que você quiser. E, se no início, a maioria usava a ferramenta para falar de questões pessoais, hoje tem muita gente que descobriu neles uma forma de mostrar suas habilidades profissionais. Mas, com tanta concorrência, como se destacar? É aqui que o Universia entra: vamos ajudá-lo a usar o blog a favor da sua carreira. Já tem muita gente que faz isso. Na área de Comunicação, a coisa é mais óbvia. Mas há profissionais de outras áreas que souberam se dar bem com a ferramenta, como é o caso do professor do departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Universidade de Campinas), Alberto Saa, que usa o blog para se comunicar com seus alunos e até para divulgar as notas e tirar dúvidas sobre as aulas. Até pesquisadores estão entrando na onda, como o professor Luís Brudna, formado em Química e com especialização em Eletroquímica pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professores e alunos da UEG (Universidade Estadual de Goiás) estão criando, cada vez mais, novas ferramentas para divulgar informações e conteúdos de disciplinas e até mesmo de pesquisas. Uma delas é o blog. Veja como eles e outros estão usando a ferramenta:
Democratizando a pesquisaO professor Ronaldo Angelini, da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis, que atualmente está em Cape Town, África do Sul, para conclusão de um pós-doutorado, criou um blog para relatar estudos que ele e sua esposa, também pesquisadora Adriana Rosa Carvalho, estão fazendo na Universidade do Cabo. O endereço é http://bafanaciencia.blogspot.com.
Debatendo a cibercultura
Em Trindade, o professor de Metodologia Científica, Wilton Medeiros, da Unidade Universitária de Trindade, desenvolve blogs com os alunos do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, para divulgar o debate em torno da cibercultura e das tecnologias digitais, propostas por autores como Pierre Levy, Paul Virilio, Marcelo Araújo Franco, Álvaro Vieira Pinto, Manuel Castells, Deluze e Guatari. Os interessados podem conferir os seguintes endereços:

O professor Luís Brudna, formado em Química e com especialização em Eletroquímica, enviou suas respostas por e-mail. Ele, que é formado em Química pela UFRGS em 1998 e já foi professor da Unijuí e da própria UFRGS, mantém dois blogs: o França, com anotações sobre a viagem para Paris, e o Gluon/blog, sobre Ciência, com novidades e dicas interessantes. Nesse blog, ele mostra, por exemplo, vídeos com a famosa experiência da explosiva mistura de um tipo específico de bala de menta com um conhecido refrigerante diet. E um vídeo que ensina a montar o cubo mágico, entre outras curiosidades. Para ele, a estrutura de blog é uma forma simples e rápida de atualizar o site. "Encaro o blog como uma ferramenta de edição, que pode ter diferentes propósitos. Decidi fazer o blog para contar sobre o dia-a-dia de um pesquisador que mora no exterior. É tambem uma maneira de informar os amigos, de distribuir fotos e de compartilhar experiências", relata.
O blog França foi criado em outubro, antes de sua chegada à França, no início do mês de dezembro, onde desenvolve uma pesquisa de pós doutorado sobre Eletroquímica de nanopartículas. Até a data da viagem, ele reportava os preparativos para a viagem e dava dicas sobre o aprendizado do francês. Brudna ainda não fez nenhuma divulgação e portanto a visitação ainda é pequena, por volta de 50 visitantes diários. O blog Gluon, mantido há mais de um ano, registra 500 visitantes por dia, em média.
Vitrine virtual
Publicitária formada pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), Bianca Elisa Schubert hoje é dona do domínio http://criadoradepresentes.blogspot.com/, de onde vende presentes personalizados para o mundo inteiro. Ela, que sempre teve habilidade em surpreender as pessoas com presentes criativos e inusitados, trabalhou durante seis anos em uma empresa de tecnologia. Mas gostava mesmo era do momento de criar o presente de fim de ano, o que fazia questão de coordenar pessoalmente. "Não conseguia me contentar com coisas simples, eu tinha que criar algo diferente", relata. No final de 2005, quando saiu da empresa, viu surgir sua grande oportunidade de se dedicar ao que gosta de fazer. "Transformei um momento triste e difícil para mim. A saída da empresa foi o impulso que faltava", comenta. Nesse período, ela conheceu o atual namorado e em junho desse ano lançou o blog, que ela considera como uma vitrine virtual dos seus produtos.
Bianca mora em Indaial, pequena cidade situada a 30 quilômetros de Blumenau, em Santa Catarina. Mas suas criações já foram enviadas para a Suíça, Austrália, Suécia e muitos outros países, além de vários estados brasileiros, como Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros. O rendimento proporcionado pela sua nova atividade permite que ela a considere muito mais interessante do que um trabalho formal. "Gosto quando as pessoas se emocionam com o meu trabalho", afirma. Bianca já não aceita mais encomendas para 2006. Um e-mail automático informa que "as reservas de espaço para o Natal e fim de ano estão esgotadas, mas terei o maior prazer em lhe atender em 2007!".
Contas, cristais e miçangas
 Quem entrou recentemente na onda dos blogs foi a jornalista Catarina Pierangeli. Meu blog é novinho, não completou nem um mês, mas já está dando bons resultados", afirma ela, que usa o seu espaço virtual como vitrine para expor lindas e delicadas cortinas feitas de contas, cristais e miçangas.
Formada em Jornalismo pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), Catarina trabalhou na área, mas estava um pouco decepcionada com a profissão. Por isso, resolveu fazer o blog. "Ele nasceu da necessidade que eu sentia de divulgar minha arte. Eu precisava de um instrumento que fosse mais simples do que um site. Meu negócio é arte e não fazer site! Então pensei: que tal um blog? Um moderno e ágil blog?". E assim, no começo de dezembro, ela enviou um e-mail peloOrkut contando a novidade. O texto dizia: "Chega de publicar só notícias dos outros! Agora chegou a minha vez. As pessoas mais chegadas sabem que, além do jornalismo, eu adoro fazer uma arte". Ela divulgava não apenas o blog, mas o novo espaço onde expõe seu trabalho, aos sábados, na concorrida feira de artesanato da praça Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo, SP.
Catarina usa o blog como portfólio para o seu trabalho. "Esse negócio de poder mandar a informação para todo o mundo me fascina! O blog é a minha ferramenta inteligente. Em breve, ele terá uma versão em inglês. A atividade de produzir as cortinas e toda a linha decorativa, além de cuidar do blog, me dá muito prazer".
Contas de outra natureza
Enquanto Catarina ainda é novata na Web, o professor do departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, Alberto Saa, é um veterano. Tem e-mail há mais de 20 anos. Também já teve vários sites, como este aqui. Mas o blog torna a sua comunicação com os alunos muito mais fácil. "Meus leitores são meus alunos". Saa aponta, porém, que dos cem professores da sua área, na Unicamp, apenas três usam blogs como forma de comunicação com os alunos. "Estamos atrasados em tudo", lamenta. Seus blogs são dirigidos quase que exclusivamente aos alunos do "Cursão", que são os dois anos básicos que o universitário deve cursar antes de escolher a carreira que pretende seguir (Física ou Matemática).
Alunos também estão nessa
O estudante brasileiro Daniel Doro Ferrante - formado em 1998 no Curso de Ciências Moleculares da USP (Universidade de São Paulo) e aluno de PhD em Física na Brown University, em Providence, EUA - também é um veterano na Web: começou seu blog em 25 de abril de 2003. Hoje, contabiliza de 100 a 270 acessos diários. E tem planos ambiciosos: "O projeto do meu blog, na verdade, é uma coisa muito maior. Minha idéia sempre foi a de devolver para a sociedade aquilo que me fosse possível, ainda que na fase de estudante. Quanto mais informações puderem ser disponibilizadas livremente para o público em geral, principalmente vindas direto da fonte (sem intermediários ou atravessadores), maior é o retorno social para a população que, bem ou mal, direta ou indiretamente, arca com o ônus sócio-econômico da Educação da população".
Essa foi a diretriz básica que levou Ferrante a montar seu blog, tomando uma série de cuidados técnicos. Hoje em dia, com as tecnologias já existentes, como os wikies, blogs, redes sociais, etc, tudo contribui, segundo ele, para aquilo que se convencionou chamar de e-learning. Então, ele acredita que hoje em dia já é possível se falar em "Ciência Livre" de uma maneira que não era em 2003.
Ferrante diz que conhece blogueiros científicos nos Estados Unidos que afirmam que o blog pode atrapalhar, pois roubaria tempo das tarefas "oficiais". "Porém, se você consegue montar uma base de leitores e uma comunidade ativa, a troca de idéias é muito bacana", contrapõe. Ele conclui que a contribuição depende muito da comunidade virtual que se cria: "do mesmo jeito que Einstein aprendeu Geometria Diferencial por correspondência, é possível se aprender muita coisa na Internet. As possibilidades são infinitas".
Dicas
1) Faça um blog por prazer, que se torna maior quando existe um retorno dos visitantes, tanto pelos comentários registrados, quanto número de acessos.
2) Tenha paciência: um blog não amadurece antes de pelo menos seis meses de vida, período em que vai encontrando seu estilo próprio e o retorno dos visitantes vai aumentando.
3) Em alguns casos, o retorno pode ser maior do que o esperado, e o blog pode ser sufocado pelas exigências e pedidos dos visitantes.
4) Não deixe a temática muito restrita, nem demore muito a atualizar pois a falta de novidades pode desestimular a visita freqüente e, assim, perde-se parte do potencial da ferramenta.
5) Visite o máximo de blogs possíveis, brasileiros e internacionais. Não deixe de fora os blogs dos amigos, até os mais informais. Desses a gente consegue tirar as melhores idéias!
6) Use a simplicidade e agir com responsabilidade e ética.
7) Seja direto: mostre o melhor do seu produto (use fotos) e o maior número possível de informações.
8) A Internet não é "terra de ninguém". Você tem que respeitar todo aquele que chega ao seu endereço. 9) Aproveite para usar o blog como portfólio e para cadastrar amigos e clientes em potencial, riando seu mailing list pessoal.
10) Para quem deseja uma espécie de "diário de bordo", o recomendável é usar um serviço gratuito, como o Blogspot ou o Wordpress. Essa costuma ser a forma preferida, principalmente porque envolve um mínimo de contato com a programação do blog.

0 Comente você Também:

Postar um comentário

Comentando você estará me ajudando.