A última versão estável do navegador da Fundação Mozilla, Firefox 3.5, tem superado o Internet Explorer 7, da Microsoft, e desponta como o navegador mais utilizado no mundo, segundo o StatCounter, se computados os números de todos os países. O mercado europeu já é dominado pelo Firefox 3.5 há algum tempo. No Brasil há empate técnico e nos Estados Unidos os navegadores da Microsoft ainda reinam.
A guerra dos navegadores pela liderança de mercado começou há um bom tempo. Há muito se fala sobre o monopólio da Microsoft por vender seu sistema operacional com o Internet Explorer integrado. A Comissão Europeia, inclusive, acusou a empresa de pressionar o mercado de forma a favorecer seu browser, como afirma o site IT PRO, do Reino Unido.
Entretanto, como mostrado no gráfico do StatCounter, o uso do navegador Internet Explorer 7, que liderava o mercado, tem caído de forma abrupta, deixando o primeiro lugar da lista para o Firefox 3.5. O browser, que já tinha ultrapassado o IE8 desde o início do mês de novembro, surge pela primeira vez no topo do ranking mundial e a curva de tendência indica que ali ele vai ficar por um bom tempo. Mesmo estando o produto da Microsoft em franco crescimento, estima-se que a adoção do Firefox continuará sendo maior que a do IE8.
No entanto, conforme indicado pelo IT PRO, o IE6 e o IE8 atingem as marcas de, respectivamente, 13,9% e 20,9% da fatia de mercado mundial, portanto o aplicativo Internet Explorer, na união de todas suas versões, registra a utilização de 55,4% por parte dos usuários do mundo todo, o que ainda supera os 32,1% da soma de todas as edições do Firefox.
No Brasil existe hoje um empate técnico entre o Internet Explorer 7 e o Firefox 3.5. O navegador da Microsoft atinge 24,42% contra 24,12% do browser de código aberto. Todavia, o gráfico mostra um crescimento acentuado na utilização do aplicativo da Fundação Mozilla, e uma queda vertiginosa na popularidade do IE7. A lista brasileira segue com IE8, que registra 20,89%, IE6 com 9,77%, Firefox 3.0 com 8,75% e o Google Chrome 3.0 com 8,4%. Em termos absolutos, somando todas as versões, o Internet Explorer ainda dá um banho no Firefox, com 63,1% contra 32,05%.
Nos Estados Unidos a liderança absoluta é dos navegadores da Microsoft. Em termos totais, o somatório de versões do IE continua na frente, com 61,72%, seguido pelo Firefox com 27,43% e pelo Safari, da Apple, em distantes 6,62%. Curiosamente, nos EUA, o navegador Firefox 3.0 está à frente da versão mais nova, a 3.5, com 18,9% contra apenas 6,58%.
Na Europa, o Firefox 3.5 já detêm 28,4% do mercado, contra 21,6% de uso registrado do IE8. Quase esquecido nos Estados Unidos e no Brasil, o Opera tem um público cativo no Velho Mundo, com 6,58%.
Na parte dos browsers para dispositivos móveis, o navegador Opera mantém-se na liderança mundial (25,7%), após ser ultrapassado por um breve momento pelo iPhone no primeiro trimestre de 2009. O que é interessante, visto que o navegador móvel da Apple está na dianteira nos mercados americano, europeu e brasileiro. Os números do Opera são puxados para cima pela Ásia, especialmente pela China. No Brasil, os aparelhos Nokia/Symbian aparecem com larga vantagem (54,65%, contra os 16,11% do segundo colocado, o iPhone), enquanto na Oceania o BlackBerry (32,91%) e iPhone (31,98%) disputam de igual para igual.
Os gráficos de qualquer país ou região do mundo podem ser obtidos no atalho tinyurl.com/bdg8jv.
0 Comente você Também:
Postar um comentário
Comentando você estará me ajudando.