Ele foi desenvolvido para computadores portáteis, mas graças ao código aberto, é possível instalar o software em qualquer PC.
O Chrome OS, sistema operacional open source do Google, lançado na quinta-feira (26/11), com a premissa que não seria possível fazer a instalação em qualquer computador.
Mas experts em Linux não perderam tempo e transformaram o código em uma versão de teste funcional do novo sistema operacional. Se você não quer esperar até o próximo ano - e dizem que isso só deve acontecer no final de 2010 - para então por as mãos no Chrome OS, este guia prático irá ajudá-lo a baixar e instalar instalação o software em qualquer computador.
Máquina Virtual
Desde que foi anunciado, o Google informa que o Chrome OS terá código simplificado para ser instalado em máquinas com componentes específicos de hardware (como discos SSD, de estado sólido). Ou seja, teoricamente, não seria possível instalar o sistema operacional e um PC convencional. Teoricamente.
O cenário muda se ele for instalado em uma máquina virtual. E aqui há duas escolhas: você pode baixar o Virtual Box, que tem opções para para Windows, Mac, Solaris e Linux; ou então optar pelo VMware Player para Windows ou o VMware Fusion para Mac.
Uma observação: o VMware Fusion para Mac é uma versão de teste e funciona por 30 dias. A versão completa custa 79,99 dólares.
Leia tambem:
>> Segredos e promessas do sistema operacional do Google
>> Passeie pelas telas do Google Chrome OS
>> Mitos: Cinco coisas que o Chrome OS não será
>> Sites de torrent atream internautas com "versões" do Chrome OS
Download do Chrome OS
Para usar o sistema do Google, você terá, primeiro, de baixar uma versão compilada do Chrome OS. Pode-se fazer isso pelo widget chamado gdgt (com registro obrigatório) ou fazer um torrent pelo Pirat Bay.
Em nossos testes, o gdgt não funcionou com o Virtual Box, mas é possível mudar isso se você acessar o grupo de discussão sobre o gdgt antes de desistir do Virtual Box.
E cuidado com a versão torrent, pois é comum alguns arquivos estarem infectados com com malware ou spyware. Aconselhamos estar com, pelo menos, um antivírus instalado e devidamente atualizado antes de iniciar o download.
Caso opter por baixar o arquivo a partir do gdgt, saiba que existe uma versão do Chrome OS para Virtual Box e outra para VMware. Se você é um usuário do Linux, é possível baixar uma versão de USB inicializável a partir gdgt. Depois de baixar o arquivo, descompacte-o antes de poder continuar.
Instalação do Chrome OS
Para quem utiliza Mac, é possível encontrar instruções de como preparar sua máquina virtual usando o Virtual Box, seguindo o passo-a-passo realizado pelo pessoal do TechCrunch.
Usuários do Windows podem seguir as instruções detalhadas no blog Laksha. Apesar de não ser instruções específicas para o Chrome OS, elas funcionam normalmente com ele. Usuários do VMware Fusion, podem seguir as dicas de ajuda no site Gdgt.
0 Comente você Também:
Postar um comentário
Comentando você estará me ajudando.