Quatro coisas que podem deixar sua conexão de rede mais rápida

Ajustes e atualizações podem acelerar o desempenho da sua rede no Windows. Veja como proceder para evitar gargalos.

Problemas que causam lentidão em redes de computadores são difíceis de resolver. Muitas vezes, a causa está relacionada ao que o usuário está fazendo em determinado instante – copiar arquivos para outro sistema, por exemplo - pode acarretar morosidade na rede quando se está copiando para um dispositivo NAS, anexado a um PC limitado.
Mas existem situações previsíveis e soluções possíveis de contornar o problema. Selecionamos XX delas.
Atualize firmwares e drivers
O primeiro passo para deixar sua rede mais veloz é instalar a versão mais recente do Windows que seu computador puder comportar e procurar e baixar atualizações dos drivers da placa de rede instalada em seu PC.
Em seguida, veja no site do fabricante do roteador se existe um novo firmware para o modelo em uso. Caso haja, faça o download e instale seguindo rigorosamente as instruções do fabricante.
Todos esses itens são essenciais para otimizar a velocidade da rede, e são facilmente localizados, como dissemos, no site dos fabricantes.
A maioria dos novos roteadores facilita a atualização ao se fizer o login pelo painel de controle na web; geralmente terá uma opção para baixar e instalar o mais recente firmware existente para o modelo em questão.
Ajuste a configuração da placa de rede
Quando tiver os softwares e firmwares instalados, verifique se é possível fazer ajustes nas configurações da placa de rede em benefício de melhor desempenho do componente.
No Painel de Controle, selecione Central de Compartilhamento e Rede. Clique em Modificar Configurações da Placa, e depois, com o botão direito do mouse em sua Área de Conexão Local e selecione Propriedades.
intelpro.jpg
Na tela que aparecer clique no botão Configurar, logo abaixo do campo Conexão. Selecione a aba Avançado, ajuste a opção “Link Speed & Duplex” para o nível mais alto, como 100 Mbps ou 1000 Mbps.
Liberte-se do Windows
O Windows Vista tem um hábito de sufocar sua conexão de rede quando está rodando algum arquivo multimídia. Mas ele faz isso por um bom motivo: prevenir que os filmes pulem (ou deem os famosos soquinhos) enquanto estiverem tocando. Mas você pode ajustar isso, editando um valor decimal da chave “NetworkThrottlingIndex”.
Atenção: antes de fazer alterações no Registro do Windows, recomendamos expressamente que você faça backup de segurança do registro do sistema, crie um ponto de restauração e faça backup dos seus dados.
Feito isso, no menu Iniciar, selecione Executar, digite regedit e e tecle Enter. No Editor do Registro, navegue até encontrar a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Multimedia\SystemProfile.
Então aumente o valor decimal da chave para um número maior. Configurar para 100 desabilita o serviço; a Microsoft recomenda que esse valor não seja maior que 70, mas não há perigo em testar as configurações para ver se funcionam para você.
Tráfego inteligente do roteador
Jogos online, programas de streaming de media, serviços de telefone pela internet (VoIP) e aplicações P2P (serviços de compartilhamento de arquivos como BitTorrent) consomem muita banda de rede, devido à massiva quantidade de dados transmitidos. Para reduzir o consumo desses aplicativos, deve-se gerenciar esse tráfego usando a ferramenta de Redirecionamento de Portas do seu roteador.
Acesse a tela de configuração do seu roteador, por meio de um assistente específico ou pelo browser (o manual do equipamento mostra como fazer isso). Procure por uma opção que permita que você especifique o Redirecionamento de Portas; essa opção poderá estar nomeada de formas diferentes de um roteador para outro.
Quando encontrar, digite seu endereço IP (geralmente na forma de 192.*.*.*), e então selecione a porta desejada encontrada na tela de configuração de seu aplicativo (por exemplo, no software Skype essa informação encontra-se em Ferramentas, Opções, Avançado, Conexão).
Selecione os protocolos TCP e UDP para redirecionar e salve suas configurações. Para ver se a porta escolhida de fato alterou a velocidade de sua rede, inicie o aplicativo desejado e acesse a página www.canyouseeme.org. Digite o número de sua porta e clique no botão Check – se tiver uma resposta positiva, então está tudo certo.

0 Comente você Também:

Postar um comentário

Comentando você estará me ajudando.