A estreia da Comodo no segmento de aplicativos integrados de segurança não poderia ser diferente: o Comodo Internet Security Pro 3.8 (licença de um ano para apenas um usuário: 40 dólares) ainda tem muito que aprender.
Nota: depois que este review estava pronto, a empresa lançou uma nova versão da suíte, já com ajustes em alguns dos problemas identificados, entre eles a adição de um arquivo dinâmico de inspeção para varredura em tempo real.
A empresa tornou-se conhecida por outro software, o Comodo Firewall (que possui versão gratuita). Só não obteve o mesmo sucesso com a versão integrada. Ela optou por desenvolver suas próprias ferramentas de defesa e ainda não acertou a mão. A ZoneAlarm, por exemplo, licenciou as melhores tecnologias de outros fabricantes ( antivírus, antispam, etc.).
Desempenho
Nos testes da AV-Tes.org, o Comodo foi capaz de detectar apenas 48% de uma amostra com 2.735 pragas, entre vírus de macro e scripts nos testes sob demanda (on-demand) e em tempo real (on-access), e apenas identificou apenas 16% dos vírus de macro. Esse desempenho não chega a surpreender, pois é nova ferramenta antivírus. Na detecção de trojan, worms, ladrões de senhas e outros dados maliciosos, a média foi um pouco melhor e o Comodo foi capaz de identificar 57% de uma amostra de 722.372 malwares.
Os números do Comodo Security Pro melhoraram quando submetido à detecção de malware baseado no comportamento. O programa produziu alerta em 93% dos casos, conseguiu detectar e bloquear 80% dos malwares a que foi submetido e foi capaz de remover 53% das pragas, uma das mais altas taxas de remoção de nossos testes.
A atuação da suíte da Comodo também foi irregular na detecção e remoção de rootkits (malware usado para esconder infecções dos usuários do PC e de softwares de segurança). O programa detectou tos dos rootkits inativos e 80% dos ativos. Mas foi capaz de remover apenas 66% dos rootkits ativos – um dos percentuais mais baixos que obtivemos.
Na identificação proativa de malware desconhecido e que ainda não tem uma assinatura, o Comodo foi bem abaixo da média. Nos testes com arquivos de assinaturas antigas de 2 semanas, ele identificou apenas 17% delas. Com arquivos de assinaturas de 4 semanas, identificou apenas 14%.
De acordo com a AV-Test, o Comodo respondeu muito lentamente a novos ataques de malware; ele geralmente levou mais de 24 horas para liberar uma atualização da definição de um vírus, ao contrário do G-Data que levou menos de 2 horas. Inclusive o programa gerou apenas 1,5 atualização de assinatura por dia, uma das piores médias registradas.
A interface do programa utiliza ícones para navegação e oferece algumas opções interessantes, como proteger as chaves do Registro contra modificações não autorizadas e definir como seguro qualquer arquivo que você marcar como confiável.
Em comparação com outros pacotes de segurança o do Comodo falha ao não trazer funções importantes, como proteção antispam e antiphishing – algo surpreendente, se considerarmos o atual grande número de ataques de phishing vindo de sites.
Por ser um programa novo, quando o comparamos com suítes mais avançadas sua avaliação o deixa em último lugar. Apesar dos esforços, o programa Comodo ainda tem muito que melhorar. Por isso, se você está em busca de um bom pacote de proteção, outros aplicativos como G-Data, BitDefender e até o Norton oferecem muito mais.
Comodo Internet Security Pro 3.8
Fabricante: | Comodo |
Para que serve: | Pacote integrado de segurança para proteção do PCs |
Pontos fortes: | Preço mais baixo |
Pontos fracos: | Detecção de malware muito ruim Conjunto limitado de funções |
*Avaliação final | 5,7 |
Preço: | US$ 40,00 (uma licença por um ano) |
Onde encontrar: | http://personalfirewall.comodo.com/comodo-security-pro.html |
0 Comente você Também:
Postar um comentário
Comentando você estará me ajudando.