O Symantec Norton Internet Security 2009, lançado em outubro do ano passado (149 reais para até 3 usuários) surge como sendo o vencedor este ano entre as suítes de segurança pagos avaliados por PC WORLD. É a segunda solução mais cara dentre os nove produtos avaliados, mas seu desempenho justifica o valor cobrado.
Ele combina uma excelente ferramenta de detecção e limpeza de malware com uma ótima interface e uma boa gama de funções. Mas vele ressaltar que o Norton não foi superior em todas as categorias testadas. Além disso, custa caro.
Entretanto, se você quer um produto sólido para proteger seu PC, o Norton Internet Security é uma boa opção, e foi nossa principal escolha. Nos intensivos testes de detecção de malware elaborados pela AV-Test.org, o Norton foi muito bem, identificando 98.9 % das pragas de um lote composto por 654.914 mil malwares, entre trojans, worms, ladrões de senhas, entre outros. Nesta categoria, ele só perde para o Avira Security Suite, que atingiu 99.2 % nas buscas.
O Norton também merece menção honrosa pela limpeza das infecções de malwares, embora não tenha sido perfeita: ele falhou na limpeza de duas em cada dez infecções testadas (índice de 80% de eficácia). No caso dos rootkits – malware usado para esconder infecções de usuários de PC e de softwares de segurança – o resultado foi ligeiramente superior, atingindo um índice 90% na remoção rootkits ativos.
Nova interface da ferramenta scan do Norton
Ao lidar com adwares, o Norton foi apenas mediano com seus 96.8 % de taxa de detecção do irritante, mas nem sempre perigoso, software. Não é um percentual indecente, mas ficou aquém dos resultados dos competidores, que identificaram mais de 99 % dos adwares usados nos testes. Mas ficou acima do pior colocado, que detectou míseros 68 % dos adwares.Leia também:
> Spam: 300 mil novos PC viram zumbis a cada dia
Por outro lado, o Norton foi um dos dois produtos (o outro é o Trend Micro Security Suite) que não emitiu sequer um alarme falso, por confundir um software seguro como sendo perigoso.
No quesito identificação de malware desconhecido que ainda não tem uma assinatura no programa, o Norton ficou abaixo da média. Em testes com arquivos com assinatura antiga de duas semanas, ele identificou apenas 48,2 % das amostras, o que o coloca nas últimas posições do ranking.
Mas a nova função atualizada “pulse”, que envia as assinaturas dos malwares para o programa a cada 5 a 15 minutos, pode ajudar a balancear a opacidade da performance dessa ferramenta de identificação. A Symantec responde rapidamente a um novo e grande ataque de malware, geralmente em menos de 2 horas, de acordo com a AV-Test.
Outra nova função, Norton Insight, utiliza elementos baseados na internet para identificar aplicações seguras que não precisam ter a varredura feita, que a Symantec diz que pode ajudar a melhorar o desempenho da varredura.
A suíte de fato teve o melhor desempenho dos testes na demanda de scans manuais ou programados que analisa arquivos completos, mas teve um desempenho regular na verificação mais importante, que ocorre toda vez que seu PC abre ou acessa um arquivo.
A ferramenta antispam do Norton adiciona uma barra de ferramentas ao Outlook e Outlook Express, e seu firewall irá automaticamente permitir o acesso à web das aplicações seguras e conhecidas. E a função de segurança wireless corretamente nos alertou sobre uma rede de teste que não usava criptografia
Para utilizar o controle dos pais e ferramentas de privacidade, você deve baixar e instalar um gratuito add-on da Symantec. Após isso, você poderá sinalizar perfis de acesso como “Criança”, “Jovem” ou “Sem restrições”, para as contas de usuário existentes no Windows; ou definir certos tipos de informação, como número de cartões de crédito que você não quer que sejam enviados do seu PC sem a sua autorização.
Enquanto as configurações e interface padrão do Norton foram ótimos em nossos testes, a ferramenta antiphishing resultou uma notável exceção: a função desativou a proteção antiphishing embutida no Firefox sem qualquer notificação, uma medida que a Symantec diz que foi para prevenir potenciais alertas duplicados.
As outras suítes de segurança integrada que testamos não tiveram problemas em deixar a ferramenta do Firefox ativada em conjunto com as suas, o que pode representar um proteção dupla.
Lamentavelmente, faltou no Norton uma função de backup. Além disso, a ferramenta não faz varredura de aplicativos antigos ou de patches do Windows – uma função que é comum entre os concorrentes. O Symantec Norton Internet Security 2009 continua uma suíte de segurança forte e bem balanceada – e suas atualizações este ano o deixaram ainda melhor.
Norton Internet Security 2009
Fabricante: | Symantec |
Para que serve: | Aplicativo de segurança online para computador |
Pontos fortes: | Boa interface e ótima detecção de malware |
Pontos fracos: | Sem ferramenta de backup e preço alto |
*Avaliação final | 8,9 |
Preço: | R$ 149,00 (3 licenças) |
Onde encontrar: | http://www.symantecstore.com.br |
0 Comente você Também:
Postar um comentário
Comentando você estará me ajudando.