A guerra nos 'smartphones' está ao rubro e o ano mal começou. A Google acaba de lançar o Nexus One com o sistema Android. Já a Apple não revela quando será lançado o iPhone 4G.
2010 promete ser um ano de luta entre dois gigantes, em que a Google vai tentar destronar a campeã de vendas Apple. Apesar do recém-lançado Nexus One ser uma pedrada no charco devido ao seu sistema operativo poder ser utilizado por qualquer fabricante, o superphone - designação dada pela Google ao telemóvel - vai enfrentar o supra-sumo da empresa de Steve Jobs: o iPhone 4G, que deverá ser lançado em meados de Maio.
Obviamente que haverá novos modelos da Samsung, Sony Ericsson e Nokia - esta última continua a ser o maior fabricante mundial de telemóveis -, mas a verdadeira guerra está nos smartphones, que são mais do que simples telefones para fazer chamadas e receber SMS. Estes gadgets permitem aceder à Internet, ao e-mail, GPS, leitor de música e capacidade de armazenamento até 32 gigabites.
O primeiro passo da Google tinha sido dado com o lançamento do sistema operativo móvel Android - já à disposição em várias marcas de smartphones. Este sistema operativo é uma das principais vantagens do Nexus One pois, por ser open source, está previsto tornar-se o segundo maior do mundo no que diz respeito a telemóveis. Os especialistas do sector dizem que é bastante provável que ultrapasse o Windows Mobile, Blackberry e Mac OS. Infelizmente, o Nexus One é tão recente que são muito poucas as aplicações disponíveis para este sistema.
O telemóvel da Google tem também a vantagem de ter uma câmara fotográfica de 5 megapixéis (a do iPhone é de 3 megapixéis) e câmara de vídeo, além do preço de venda ser baixo - 199 euros, com contrato de fidelização de dois anos a um operador. O telemóvel conta também com uma bateria bastante duradoura mas, infelizmente, contém apenas 4GB de memória, apesar de serem expansíveis até 32 GB.
Actualmente, o Nexus One é vendido numa loja online da Google, mas apenas para quatro países: Estados Unidos, Reino Unido, Singapura e Hong Kong. O superphone deverá chegar a Portugal na Primavera, assim como ao resto da Europa, pelas mãos da Vodafone.
Aliás, esta operadora está a apostar no lançamento de novos equipamentos, tendo colocado ontem à venda dois novos smartphones: o BlackBerry Bold 9700 e o Blackberry Storm 2, numa campanha promocional "pague 2 leve 3".
O mistério do iPhone 4G
Muito já se escreveu na Internet sobre o novo iPhone da Apple, que supostamente será lançado no final do primeiro semestre deste ano. No entanto, ainda não há confirmação oficial da empresa de Steve Jobs sobre a data definitiva deste lançamento, que agora está mais concentrada na apresentação do novo tablet PC, que decorrerá no final deste mês.
Mesmo assim, muitos blogues e sites da especialidade dão como certa a entrada no mercado do iPhone 4G, de forma a concorrer com o Nexus One. Este novo telemóvel teria, segundo apontam os rumores, uma bateria amovível, chat por vídeo, velocidades de download e upload muito maiores, além de um novo design.
Certo é que o iPhone e a App Store - loja online de aplicações para o telemóvel e também para o iPod - são uma fatia muito importante para a empresa de Steve Jobs: Em 18 meses, foram descarregadas três mil milhões de aplicações da loja online, um recorde até agora nunca atingido.
0 Comente você Também:
Postar um comentário
Comentando você estará me ajudando.